domingo, 17 de julho de 2016

Filmes: A Caça...


Bom dia, domingo de sol aqui. Frio. Bastante. Mas lindo o céu, bem azul! 
Acordei cedo porque estava ansiosa para escrever sobre o filme A Caça. Assisti na semana passada. 


Estava eu, em um dia chuvoso e gelado, no site ADOROCINEMA procurando algum filme que chamasse minha atenção. Eis que leio a sinopse de A Caça: 

"Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo prova real, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive."

Senti-me atraída pelo filme, inicialmente, porque aborda duas questões sociais extremamente problemáticas: pedofilia e a crença, por parte de muitas pessoas, em fatos que não são comprovados (em mentiras). Em segundo lugar fiquei curiosa por causa de Mads Mikkelsen no papel do protagonista - assisti a série Hannibal, no qual ele interpretava o serial killer e adquiri uma admiração profunda por esse ator. 

Enquanto eu assisto filmes, séries, leio livros, eu gosto de me emocionar com a trama/enredo. A Caça fez com que eu ficasse extremamente emputecida! Não porque o filme é ruim, muito pelo contrário, achei ótimo! O que me deixou extremamente irritada, foi identificar situações no meu mundo real, similares a de Lucas. Quantas vezes uma mentira é "solta" na mídia, na família, na escola, no trabalho e as pessoas simplesmente acreditam? Não buscam provas concretas... O grande problema disso é que alguém pode ter sua vida quase destruída ou, em muitos casos, destruída totalmente. 
Agora, outro problema, e por isso a situação de Lucas se complicou tanto durante o desenrolar da história: como saber que uma criança está sofrendo abuso sexual? Nem sempre esse abuso deixa marcas físicas, nem sempre esse abuso soa agressivo para a criança. Além disso, não é tão simples para ela relatar um caso de abuso, mesmo quando o perceba como tal. Ainda, quando relata, como o adulto saberá se é uma verdade ou apenas uma invenção de uma mente criativa, que de repente foi exposta a imagens, textos, diálogos que falavam sobre sexo e as fizeram fantasiar com isto? No caso do filme, as pessoas partiram do princípio de que crianças não mentem (bom, então a "prova" era essa). Absurdo, não? Sabemos que crianças podem sim mentir. Nem sempre por mal, agindo de má fé, mas porque não entendem a dimensão dos problemas que podem causar mentindo e também porque, diversas vezes, convivem com adultos mentirosos e simplesmente imitam as condutas destes. 

O filme me fez refletir bastante sobre essas questões. Gosto de filmes assim. A atuação de Mads Mikkelsen foi como eu esperava: excelente! Nunca havia assistido um filme sueco e dinamarquês, alguns podem achar mais parado, mas pra mim basta um enredo que me prenda que fico atenta 100% do tempo de filme. Vale a pena conferir!
 
 

Bom, acho que é só isso por enquanto! Espero que tenham gostado da dica, pra quem curte filmes!

Vou aproveitar que acordei cedo e colocar algumas leituras em dia! 

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário